
O hemangioma infantil é uma doença de pele frequente na infância. Inicia-se por uma mancha vermelha pouco visível nas primeiras semanas de vida do recém-nascido. Ao longo dos primeiros meses de vida, tende a aumentar de tamanho com posterior regressão.
É mais frequente em meninas e em bebês prematuros, podendo aparecer em qualquer parte do corpo.
Devemos tratar o hemangioma quando esta doença de pele colocar em risco alguma função vital como visão, alimentação ou respiração. Além disso, lesões de hemangioma que apresentem feridas (ulcerações) ou áreas de maior risco para que isso aconteça (como a área das fraldas) precisam de avaliação médica. Áreas em que a regressão possa ocasionar cicatrizes ou desfiguração também devem ser tratadas.

Quais os tipos de tratamento?
O tratamento depende de diversos fatores, e pode ser com géis ou cremes de aplicação no local, medicações de uso oral ou até mesmo cirurgia. Se seu bebê apresenta uma mancha vermelha, é importante consultar precocemente e manter o acompanhamento com o médico dermatologista. O médico de pele poderá avaliar a necessidade ou não de tratamento e qual o mais indicado para cada caso.