São causadas por um vírus e podem aparecer em qualquer idade.

Verrugas são lesões de pele de aparência áspera e esbranquiçada, causadas por um vírus (papilomavírus humano HPV). Podem ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças  e adolescentes. Mãos, pés, joelhos e cotovelos são os locais mais comuns desta infecção viral. 

Quais a formas de transmissão do vírus?

A transmissão das verrugas acontece por meio do contato direto com essas lesões, que faz com que o vírus HPV consiga passar de uma pessoa para outra. Geralmente, as crianças são as mais afetadas, pois tendem a ficar mexendo nas verrugas.

No entanto, é importante esclarecer que os vírus só provoca o aparecimento de verrugas quando existe algum local na pele que permita a sua entrada no organismo, como um arranhão, pele secam unha encravada ou ferida, por exemplo.

Para evitar o risco de contaminação com verrugas deve-se:

  • Evitar tocar nas verrugas de outras pessoas, sem ter a pele devidamente protegida com luvas;
  • Evitar piscinas comunitárias que não sejam devidamente limpas com produtos específicos;
  • Não usar toalhas de outras pessoas;

Além disso, também é aconselhado evitar andar descalço em balneários de piscinas ou outros locais públicos, utilizando, sempre que possível, chinelos.

Verruga plantar

Os tratamentos disponíveis para esta doença são: crioterapia/nitrogênio líquido, aplicação de ácidos (cauterização química), medicações tópicas com ácido salicílico e remoção cirúrgica. No entanto, é importante o diagnóstico médico preciso para definir o tipo de tratamento adequado para a remoção.

5 tipos mais comuns

  1.  Verruga plantar: São verrugas que afetam os pés e são conhecidas popularmente como “olho de peixe”. Elas são semelhantes a um calo, pois costumam ser amareladas e possuem pontinhos pretos em seu interior;
  2. Verruga filiforme: São verrugas finas e alongadas, que surgem principalmente na face ou no pescoço de indivíduos da terceira idade;
  3. Verruga comum ou vulgar: São verrugas que geralmente possuem menos de 1 cm de diâmetro, são firmes e geralmente apresentam uma superfície rugosa, arredondada ou irregular. Sua coloração pode ser da cor da pele, cinza, amarelada, marrom ou preta;
  4. Verruga plana: São pequenas verrugas de aparência plana, que surgem em grupos. São macias e mais frequentes no rosto;
  5. Verruga genital: São verrugas que surgem na região íntima feminina ou masculina e que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Geralmente, são macias e de cor rosada.

A escolha do tratamento varia conforme a idade do paciente, número de verrugas e localização da infecção viral. O médico dermatologista é o profissional apto a tratar esta doença. Consulte seu dermatologista e saiba qual tratamento é o melhor para o seu caso.