O Câncer de pele é o tipo mais comum de câncer,  correspondendo por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.  O carcinoma basocelular é o mais comum, geralmente em áreas expostas ao sol. Caracteriza-se por mancha avermelhada, brilhante que pode sangrar com facilidade. Já o carcinoma espinocelular se assemelha a um machucado ou a uma  ferida espessa e descamativa que não cicatriza. 

O melanoma é tipo menos frequente, mas com maior gravidade e alta mortalidade. O melanoma tem a  aparência de uma pinta ou sinal em tons acastanhados/ enegrecidos, que pode mudar de cor, formato ou tamanho.

Fique atento a feridas que não cicatrizam, pintas novas ou pintas que estão em crescimento e mudando de cor. O médico dermatologista é o profissional capacitado para o diagnóstico e para o  tratamento desta doença. Mantenha sempre uma rotina anual  de avaliação médica  com o  dermatologista, desta forma é possível identificar  e tratar esta  doença logo no início.