A dermatite atópica é uma doença crônica de  pele,  em que surgem manchas  vermelhas  e que descamam,  associada a  coceira intensa. Ocorre  principalmente nas áreas de dobras (joelhos, pescoço e cotovelos), podendo eventualmente espalhar-se pelo corpo.

Esta doença de pele é influenciada por fatores genéticos, ambientais e imunológicos. Na maioria dos casos, inicia-se na infância, e em 20% dos casos persiste na idade adulta. A dermatite atópica pode incomodar e atrapalhar a vida dos pacientes quando não está bem tratada. Com acompanhamento do médico dermatologista, consegue-se um controle e é possível melhorar a qualidade de vida do paciente atópico.

Em relação ao controle desta doença, é importante identificar os fatores que podem agravar o quadro, como estresse, banhos quentes e uso de sabonetes inadequados. A base do tratamento desta doença é o uso de hidratantes, que mantêm a proteção da pele. Dependendo da gravidade e quantidade de manchas, o médico dermatologista poderá indicar cremes e medicações de uso oral.